A CIRANDA CAIÇARA DE PARATY - RIO DE JANEIRO - BRASIL


O que atualmente se conhece como Ciranda em Paraty era antigamente chamado de Chiba, e que nada mais era do que um baile da roça. Estes bailes duravam toda a noite e as pessoas executavam diversos tipos de danças.
Com o progresso chegando os bailes da roça desapareceram. Mas, a Ciranda ainda é uma dança bastante popular em Paraty. (Diuner Mello)

No verão de 2005, uma mudança no cenário musical pode ser considerada um marco de revitalização na cultura local de Paraty: a Ciranda Elétrica. Mistura da tradicional música caiçara com elementos do rock‘n roll, como guitarra e baixo, e percussão diversificada gerou uma ciranda modernizada; a
proposta de um olhar contemporâneo sobre o som da ciranda de Paraty, (re)paginando a tradição caiçara e reencantando costumes que vinham adormecendo. (Laíse Costa)
.
Mais detalhes sobre a Ciranda Caiçara Tradicional de Paraty

Site do Instituto Histórico e Artísco de Paraty - IHAP: http://www.ihap.org.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=70&Itemid=71
Blog Cirandas de Paraty
: http://cirandasdeparaty.blogspot.com/




Mar de Cultura - PARATY CULTURA EM VERDE E AZUL

PROJETO ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO CULTURAL EM PARATY

Associação Casa Azul, em parceria com uma das maiores empresas de marketing turístico do mundo, apresenta mapeamento inédito das manifestações
culturais do município

No próximo dia 6 de junho, às 15 horas, empresários, agentes de viagem, jornalistas, formadores de opinião e moradores, poderão conhecer a cidade de Paraty sob um novo olhar, a partir da apresentação do projeto de desenvolvimento do turismo cultural no município.

Convidada pelo Ministério do Turismo para executar o projeto, a Associação Casa Azul contratou a Chias Marketing, uma das maiores empresas de marketing turístico do mundo. O resultado é um levantamento detalhado de todos os recursos turísticos de Paraty, incluindo manifestações culturais e étnicas.

O objetivo é redesenhar os roteiros e levar ao turista brasileiro e estrangeiro produtos multiculturais e todas as belezas naturais da cidade. “Vamos oferecer uma melhor qualidade de vida à população, por meio de um turismo sensível aos valores da cultura local, com a conservação do patrimônio arquitetônico e natural da cidade”, afirma o presidente da Associação Casa Azul, Mauro Munhoz.

A iniciativa do planejamento faz parte do projeto Destinos Indutores, previsto no Plano Nacional de Turismo 2007-2010, do Governo Federal. A cidade de Paraty está entre os dez municípios apontados como destinos-referência e foi escolhida como modelo em turismo cultural. Segundo a EMBRATUR, Paraty ocupa a 11ª posição no ranking de visitação de estrangeiros.

A íntegra do estudo será apresentado oficialmente ao MTur durante o evento Mar de Cultura, na tarde do dia 6 de junho, e contará com a presença do Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira, e do diretor da Chias Marketing, Josep Chias, além de convidados do trade e comunidade local. A programação completa consiste num famtour que vai de 5 a 8 de junho e inclui exposição, apresentações musicais, cortejo com bonecões do Jubileu – tradicionais figuras do carnaval local - e visitas técnicas de operadores de turismo e imprensa aos principais atrativos culturais da região.

A apresentação do projeto está programada para o dia 6 de junho, às 15 horas, na Casa da Cultura de Paraty, que fica na Rua Geralda, 177.

Associação Casa Azul

A Associação Casa Azul é a organizadora da FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, maior evento literário da América Latina. Presidida pelo arquiteto Mauro Munhoz, a Associação é reconhecida desde 2002 como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Há seis anos promove a FLIP – que, com um fluxo crescente de turistas, vem contribuindo para a revitalização dos espaços públicos de Paraty.

Mais informações:
A4 Comunicação – (11) 3897.4122
Jennifer Queen –
jenniferqueen@a4com.com.br
Neila Carvalho – neilacarvalho@a4com.com.br
Pablo Torres – pablotorres@a4com.com.br

Nenhum comentário: