A CIRANDA CAIÇARA DE PARATY - RIO DE JANEIRO - BRASIL


O que atualmente se conhece como Ciranda em Paraty era antigamente chamado de Chiba, e que nada mais era do que um baile da roça. Estes bailes duravam toda a noite e as pessoas executavam diversos tipos de danças.
Com o progresso chegando os bailes da roça desapareceram. Mas, a Ciranda ainda é uma dança bastante popular em Paraty. (Diuner Mello)

No verão de 2005, uma mudança no cenário musical pode ser considerada um marco de revitalização na cultura local de Paraty: a Ciranda Elétrica. Mistura da tradicional música caiçara com elementos do rock‘n roll, como guitarra e baixo, e percussão diversificada gerou uma ciranda modernizada; a
proposta de um olhar contemporâneo sobre o som da ciranda de Paraty, (re)paginando a tradição caiçara e reencantando costumes que vinham adormecendo. (Laíse Costa)
.
Mais detalhes sobre a Ciranda Caiçara Tradicional de Paraty

Site do Instituto Histórico e Artísco de Paraty - IHAP: http://www.ihap.org.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=70&Itemid=71
Blog Cirandas de Paraty
: http://cirandasdeparaty.blogspot.com/




OFF FLIP

04/07/2008
Silo Cultural José Kléber
Show com o violinista Zé Gomes e Luís Perequê e entrega de rabeca para o grupo Ciranda Elétrica, simbolizando a reintrodução desse instrumento na Ciranda de Paraty.




Momento da entrega com Pablo, Roberto (quem fez essa rabeca), Zé Gomes e Luís Perequê.

Vaja no link abaixo a apresentação da rabeca por Zé Gomes



E A Ciranda Elétrica ainda ganhou uma Vilola Peregurina e também o Cd e o Dvd desse projeto que vale a pena conferir
Parabéns à equipe!
Fotos Laíse S Costa e Fco Wilson Costa

Nenhum comentário: