A CIRANDA CAIÇARA DE PARATY - RIO DE JANEIRO - BRASIL


O que atualmente se conhece como Ciranda em Paraty era antigamente chamado de Chiba, e que nada mais era do que um baile da roça. Estes bailes duravam toda a noite e as pessoas executavam diversos tipos de danças.
Com o progresso chegando os bailes da roça desapareceram. Mas, a Ciranda ainda é uma dança bastante popular em Paraty. (Diuner Mello)

No verão de 2005, uma mudança no cenário musical pode ser considerada um marco de revitalização na cultura local de Paraty: a Ciranda Elétrica. Mistura da tradicional música caiçara com elementos do rock‘n roll, como guitarra e baixo, e percussão diversificada gerou uma ciranda modernizada; a
proposta de um olhar contemporâneo sobre o som da ciranda de Paraty, (re)paginando a tradição caiçara e reencantando costumes que vinham adormecendo. (Laíse Costa)
.
Mais detalhes sobre a Ciranda Caiçara Tradicional de Paraty

Site do Instituto Histórico e Artísco de Paraty - IHAP: http://www.ihap.org.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=70&Itemid=71
Blog Cirandas de Paraty
: http://cirandasdeparaty.blogspot.com/




O Guaruçá - Ubatuba - SP


O Grupo O GUARUÇÁ, de Ubatuba/SP também prestigiou o I Encontro de Cultura Caiçara de Paraty, com uma bela apresentação.
Assumindo o conceito tradicional de arte popular, O Guaruçá arregimenta pessoas de diversos segmentos da sociedade. Crianças, jovens e adultos juntam-se para cantarem e dançarem a tradição musical e do folguedo popular do litoral paulista. Com seu repertório genuinamente caiçara têm se apresentado em várias ocasiões, sempre mostrando um trabalho compilado, flexibilizando-se a um tempo mínimo de sessenta minutos. Procurando sempre mostrar, de maneira concisa, a lenda do Boi de Conchas e a lenda da Gruta que Chora.




O espetáculo tem a particularidade da cultura espontânea, sendo desenvolvido através de encenações com alegorias, cantos, versos, instrumentos de cordas e percussão. Com figurinho próprio estilizando o caiçara pescador, resgata ritmos do cancioneiro popular e de manifestações religiosas locais como a congada, folias, cana-verde, ciranda, e insere outros ritmos como marchinha, a toada, o baião, etc. As músicas são mescladas entre autores antigos e composições inéditas de Julinho Mendes, Mariza Taguada e Bado Todão.


CONTATOS PARA SHOW
Julinho Mendes -
julinhomendes@terra.com.br F.: (12) 3832 1990



A Ciranda Elétrica Elétrica agradece de coração a participação de vocês!!!!
Em nome de toda Paraty!!!

Nenhum comentário: